fbpx
marketing conversacional

O que é o marketing conversacional?

Um dos grandes desafios de qualquer negócio é estabelecer uma relação próxima e com diálogo efetivo. Possuir ferramentas que facilitam a tarefa de conduzir potenciais clientes através da jornada de compra, geram não somente melhores resultados como também melhora a imagem da empresa perante o público. É por isso que existe o que chamamos de Marketing Conversacional. Quer saber mais sobre essa estratégia e como aplicá-la? Continue lendo este artigo.

Entenda o marketing conversacional

Chamamos de marketing conversacional o uso de ferramentas inteligentes e automatizadas, visando estabelecer aproximação e relacionamento com potenciais clientes.

A ideia por trás desse conceito é entender melhor o cliente, atendê-lo de forma eficiente e imediata, proporcionando uma experiência diferenciada.

Qual o papel da tecnologia?

Imagine deixar uma pessoa disponível para responder a todas as dúvidas de pessoas que acessam seu site, redes sociais e e-mails? Ou para agendar um horário? Muitas empresas ainda trabalham com esse tipo de atendimento e sofrem para manter a eficiência e qualidade.

Mas, quem pretende investir no marketing conversacional, precisa utilizar-se de ferramentas que permitam a automação dessas conversas. Dessa forma é possível interagir com vários clientes simultaneamente e de forma personalizada.

No mercado existem vários softwares de chatbots e até mesmo funcionalidades dentro dos aplicativos (como WhatsApp) que permitem automatizar mensagens. Essa estratégia é bastante eficiente para minimizar a perda de leads e ajuda a encantar o público logo no primeiro contato, além de garantir a sua presença online em qualquer momento do dia.⠀

Principais elementos da estratégia

Existem alguns elementos essenciais para que a estratégia de marketing conversacional seja eficiente, entregue uma boa experiência para o consumidor e a obtenção de informações.

Gestão de tempo

Agilidade no atendimento é um dos pontos-chave de usar ferramentas de automação. Pois elas estarão disponíveis 24 horas por 7 dias na semana, isso proporciona uma otimização de tempo tanto para o cliente quanto para a empresa.

Escalabilidade

Como usamos softwares e programas para estabelecer esse contato, é de se imaginar que também é possível atender a diversos deles simultaneamente. Isso aumenta as chances de fechar negócio e aumenta o nível de satisfação do cliente.

Personalização do atendimento

Toda empresa que pretende recorrer a chatbots precisa analisar bem as informações dos clientes, somente assim será possível tirar os insights corretos e atender as necessidades dos leads de maneira que eles sigam no processo de compra.

Outra questão é a humanização. Tudo bem usar robôs para atender os clientes, mas o interessante é não deixar claro que é um robô fazendo isso, fazendo isso consegue-se mais interação e engajamento.

Canais de uso

O marketing conversacional pode ser aplicado em vários canais, cabe a você entender quais deles são mais interessantes para o seu público.

Veja agora alguns deles:

  • redes sociais;
  • call centers;
  • websites, e-commerce e blogs;
  • aplicativos.

Agora que você entendeu sobre marketing conversacional, que tal conferir os tipos de automatizações? É só clicar aqui.

plugins premium WordPress
Iniciar atendimento
💬 Em que posso ajudar?
Atendimento
Quer receber uma proposta personalizada para sua empresa?