O marketing digital está constantemente buscando estratégias que vão otimizar o processo de aquisição e qualificação de leads, e por consequência maximizar resultados. E é nos vários tipos de automação de marketing que temos ferramentas que ajudam as empresas a agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com elas nos seus diferentes canais online.
Mas, quais são esses tipos de automação? Continue a leitura e descubra!
O que é automação de marketing?
É uma estratégia que utiliza ferramentas, programas e serviços de tecnologia que possibilitam que tarefas e processos repetitivos possam ser realizados de forma automática sem a necessidade de um ser humano.
SAIBA MAIS SOBRE AS VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING
Chatbots
Você pode não ter percebido, mas certamente você já conversou com um chatbot!
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Este é um software capaz de se comunicar automaticamente em chats e redes sociais, que vem sendo usada por várias empresas para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdo, entre outras funções, sendo uma boa alternativa para melhorar a experiência do cliente quando se trata de interação.⠀
Automação no Instagram
As ferramentas de automação para Instagram são plataformas que realizam ações automáticas nas contas como:
- seguir usuários de contas concorrentes ou de nicho semelhante;
- enviar mensagens para aqueles perfis mais engajados;
- agendar publicações no feed e nos stories;
- curtir e comentar em conteúdos de outras pessoas;
- enviar mensagens no direct, auxiliando no atendimento;
- responder os comentários com agilidade;
- emitir relatórios;
- repostar os conteúdos ligados à sua marca;
- monitorar as ações realizadas na conta, e mais.
Este tipo de recurso pode agregar vários benefícios ao negócio, pois simplifica o trabalho, fazendo com que sua equipe possa direcionar esforços a tarefas mais complexas. Além disso, também auxilia na conquista do seu público ideal para haver interesse em consumir e comprar os seus produtos.⠀
Geração de Leads Qualificados
A criação de conteúdo relevante alinhada a uma entrega feita no momento correto para chamar a atenção do cliente e atender suas necessidades é o desafio diário de qualquer estratégia de marketing digital.⠀
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Pensando em como otimizar essa tarefa é que cada vez mais softwares de automatização tem se tornado uma grande tendência.⠀
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Pois assim é possível captar a atenção de potenciais clientes de forma assertiva, além de otimizar o trabalho da equipe que não vai perder tempo com leads não qualificados atraídos por campanhas e ofertas mal direcionadas.⠀
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Um ótimo exemplo é o uso de chatbots que conseguem compreender as intenções dos leads e investigam em qual etapa do funil eles se encontram, podendo assim enviar um conteúdo que corresponda com o perfil identificado.⠀
Suporte ao Cliente
Todo empreendedor precisa ter em mente que um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.⠀
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Porém, também sabemos que essa atividade toma bastante tempo e energia da equipe, por isso é importante encontrar soluções que otimizem o trabalho.⠀
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Um serviço de atendimento ao cliente automatizado é uma das ferramentas mais eficientes para a solução desse problema. Dessa forma é possível prestar um atendimento ágil, assertivo e de qualidade.⠀
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Além disso, outras vantagens são:
- redução de custos;
- melhora da satisfação dos clientes;
- aumento da produtividade;
- redução do Tempo Médio de Espera;
- atendimento 24 horas;
- minimização de erros;
- facilidade para acompanhar indicadores.
Automação Exclusiva
No mundo das ferramentas de automação encontramos diversas opções, porém, dependendo da necessidade do seu negócio pode ser preciso alinhar 2 ou mais soluções para que possa ser criado um fluxo ideal que atenda os seus clientes.
Então, as automações exclusivas consistem na integração de vários softwares e canais com ações e objetivos distintos para automatizar o direcionamento, o tempo e o conteúdo das ações de marketing e vendas de acordo com as ações e comportamentos do seu cliente e da sua equipe comercial.
Existem diversos tipos de automação de marketing e é importante que você e o seu negócio tenham o suporte necessário para entender qual deles é melhor para alavancar seus resultados.
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