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Atendimento ao cliente: por que é tão importante?

Qualquer pessoa que trabalha diretamente com o público precisa saber que atendimento ao cliente é um conceito mais amplo que apenas esclarecer as dúvidas do comprador, sendo fundamental para o sucesso do negócio.

E por mais que pareça algo óbvio, muitos profissionais parecem não compreender sua importância. Por essa razão, neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa para fazer sucesso entre seus clientes.

O que é atendimento ao cliente?

Primeiramente é preciso ter em mente que atender é sobre se relacionar com os consumidores, estabelecer um diálogo direto e aberto que permita atender às suas necessidades, esclarecer dúvidas, ouvir reclamações, entre outros pontos.

O principal objetivo aqui é proporcionar uma boa experiência de compra em todas as etapas do processo.

Mas, como atender bem?

Independente da área de atuação da empresa, um bom atendimento começa pela capacitação dos funcionários. Por isso, proporcionar treinamentos sobre conhecimento da missão, visão e valores da companhia; habilidades de comunicação; produtos e processos é uma forma de se diferenciar e melhorar.

Além disso, também é preciso:

  • conhecer bem o público;
  • oferecer diferentes canais de atendimento;
  • fazer acompanhamento dos atendimentos prestados;
  • definir indicadores que ajudem a mensurar esse serviço;
  • utilizar uma linguagem adequada;
  • criar uma política de atendimento ao cliente;
  • ter agilidade no atendimento;
  • ter um padrão de qualidade em todas as etapas da jornada do cliente.

Canais de atendimento

O ideal é que a empresa tenha diversos canais pelos quais o cliente pode entrar em contato, os mais comuns são:

  • ponto de venda (atendimento presencial);
  • telefone;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • chatbots;
  • whatsapp;
  • autoatendimento.

Cada um desses canais exige um tipo de abordagem e devem estar integrados para que a pessoa quando entrar em contato, não precise ficar repetindo informações.

Vantagens para a empresa

  • Aumento nas vendas;
  • Melhoria no relacionamento entre consumidor e marca;
  • Aumento do nível de satisfação e de confiança dos clientes;
  • Altas taxas de retenção;
  • Ter um diferencial competitivo;
  • Marketing “boca a boca” bastante positivo.

Um bom atendimento ao cliente é o reflexo de uma gestão de colaboradores eficiente. E isso não oferece apenas uma ótima performance para as empresas, fideliza, assim como atrai novos consumidores.

Gostou do conteúdo? Então, você vai também vai se interessar em saber o que não dizer no seu atendimento online.

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