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Omnichannel: entregando a melhor experiência para o cliente.

Omnichannel: experiência aprimorada!

Você sabe o que é uma estratégia Omnichannel? Saiba como a convergência de canais de comunicação e vendas pode aprimorar a sua relação com o cliente!

O que é?

O omnichannel é uma estratégia de convergência de canais online e offline que busca aprimorar o relacionamento do cliente com a sua marca através da experiência personalizada e integrada. O omnichannel tem como abordagem a integração da loja virtual, consumidor e loja física. Um exemplo prático é quando você quer comprar um perfume e saber se a fragrância te agrada, você pode ir numa loja e experimentar o perfume, e dentro da loja optar por comprar pelo aplicativo ou pelo site para aproveitar uma oferta, por exemplo. Com a abordagem Omnichannel, os canais se complementam, oferecendo uma experiência de compra completa para o consumidor.

O perfil do consumidor omnichannel é extremamente exigente e busca saber tudo sobre o produto antes de comprar. Esse público se informa sobre o produto através de recomendações e análises, além de ir ao ambiente físico para testar a funcionalidade do produto, por isso várias lojas online estão começando a investir em Inbound Marketing, não só criando as próprias análises dos produtos, como também artigos de blog para falar sobre todas as funcionalidades e curiosidades, além de tornar visível as análises dos clientes que também já compraram produtos seus.

Os benefícios e desafios

Dentre os principais benefícios da estratégia se destaca a alta taxa de satisfação e fidelização do cliente, tornando-o mais propenso a comprar de novo, maior taxa de tráfego tanto nos ambientes físicos quanto nos digitais, além de ser uma estratégia que aumenta o retorno sobre o investimento e a visibilidade da marca. Por ser uma estratégia relativamente nova no mercado, alguns desafios são apresentados na sua implementação como a capacitação da equipe, logística, expectativas dos clientes e ambiente digital 100% responsivo.

Estratégias para o seu negócio

Algumas estratégias já estão se consolidando no mercado, o omnichannel é extremamente importante nas estratégias de up selling e cross selling entre os canais, conheça as principais estratégias.

  • Integração de Canais
    Independente de qual estratégia você vai adotar, o Omnichannel não existe se os seus canais não forem integrados, ou seja, se as informações obtidas em cada canal ficarem isoladas, portanto, você terá que estudar as necessidades da sua persona e através desse estudo, deverá decidir quais canais são mais utilizados por ela, para concentrar os seus investimentos nos canais que você terá mais assertividade.
  • Gamificação via app
    Uma boa estratégia é a gamificação através do aplicativo. Muitas marcas sonham em ter um app próprio, mas o público geral tende a não aderir quando o aplicativo não traz um benefício interessante para ele. Você pode utilizar o seu aplicativo e o processo de compra do seu cliente de forma divertida através da gamificação, construindo um sistema de níveis no qual a partir do momento em que o seu cliente compra determinada quantidade ele desbloqueia um novo nível e um desconto para a próxima compra, você pode até utilizar essa estratégia integrada a outros canais, lançando desafios dos quais o seu cliente teria que postar uma foto com o produto nas redes sociais para subir um nível, por exemplo.
  • Compre na Loja, receba em casa e vice-versa!
    O omnichannel permite que o seu ambiente físico se transforme em um centro de distribuição onde o cliente poderá efetuar a compra online e retirar na loja, assim você economiza com os custos de transporte e ele economiza com os custos do frete. Mas o inverso também é possível, o seu cliente pode querer experimentar um produto na sua loja e querer receber esse produto em casa, até mesmo pela comodidade de não precisar carregar sacolas por aí, quando se trata de omnichannel ambas as situações são possíveis e efetivas.

Você pode combinar as estratégias Omnichannel com Inbound e E-mail Marketing, utilizando o seu blog e as redes sociais para falar mais sobre o seu produto e automatizar e-mails com descontos para os clientes comprarem no site e retirar na loja, por exemplo. A 2DT é especialista em Inbound Marketing, quer saber como podemos impulsionar o seu negócio? Clique aqui!

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