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Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: engaje e atraia mais clientes

Os consumidores estão cada vez mais seletivos e não se encantam por anúncios brilhantes e chamativos que piscam em suas telas. Eles precisam de mais. Hoje em dia, as marcas que realmente se destacam são aquelas que investem na construção de um relacionamento com seus clientes através do marketing de conteúdo.

E quanto mais cedo você entender que esta é mais que uma mera estratégia de marketing, mas um elemento vital para a sobrevivência de qualquer negócio, mais cedo você estará colhendo os resultados.

Quer saber como o seu negócio pode se beneficiar do marketing de conteúdo? Continue a leitura e confira!

O que é marketing de conteúdo?

Segundo definição cunhada pela Rock Content, marketing de conteúdo é: “uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.”

Ou seja, é através dos conteúdos que serão criados, de acordo com as necessidades e interesses do meu potencial cliente, é que a sua marca será capaz de desenvolver relacionamento e aumentar as possibilidades de negócios e fidelização.

Por onde começar?

Uma estratégia de marketing de conteúdo necessita de alguns pontos essenciais, como:

1. Identifique o perfil do seu público-alvo e crie personas

Se você quer atingir seu cliente, o mínimo que você precisa saber é conhecê-lo. Levante quais são suas dores, desafios, objetivos e necessidades; a partir daí você poderá criar uma (ou mais) persona.

Uma persona é um semi fictício, que compõem uma série de características de pessoas: o que gostam, como agem, como se comportam, o que leem, qual a idade, onde moram e outros pontos relacionados. Este entendimento é fundamental para que você saiba que conteúdos serão ou não relevantes para seu potencial cliente.

2. Saiba qual seu objetivo

Pense comigo: qual o seu objetivo ao implantar o marketing de conteúdo? É aumentar vendas? É aumentar seu engajamento nas redes? Consolidar o seu posicionamento de marca?

Ao definir um objetivo, você conseguirá definir métricas claras para ele, além de orientar quais serão as principais ações para levar o consumidor ao longo de toda a sua jornada de compra.

3. Analise os canais e formatos

A internet é um mundo de infinitas possibilidades, são muitas redes sociais (cada uma ao seu estilo), muitos sites, formas de anunciar… mas, a questão é: sua empresa precisa estar em todas elas? A resposta é bem simples: não! Você precisa estar somente onde o seu cliente está.

Ao conhecer bem o seu público-alvo, você conseguirá indicar se a sua presença no Instagram é mais relevante que no Pinterest, por exemplo. Dessa forma, você impede que sua equipe direcione esforços em canais que não darão o retorno necessário.

E da mesma forma são os formatos de conteúdo. São diversas as opções, como:

Escolha aqueles que são mais eficientes com o perfil do seu cliente.

4. Monitore os resultados

Ao monitorar os resultados, primeiramente você saberá se está atingindo seu objetivo ou não, e caso não esteja poderá identificar qual o problema e reorganizar suas ações de modo a minimizar possíveis prejuízos.

Motivos para investir em Marketing de Conteúdo

  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Reduz custos com a divulgação da empresa;
  • Estar presente na vida do consumidor não somente no momento da venda;
  • Educa, informa e entretém os seus clientes em potencial;
  • Aprimorar seu ranqueamento nas buscas do Google;
  • Ajuda promover mais reconhecimento à sua marca;
  • Favorece a mensuração de resultados;
  • Aumento das suas vendas.

É impossível ignorar a importância e relevância do Marketing de Conteúdo. E com tantos sites e conteúdos disponibilizados todos os dias, o seu negócio precisará investir em uma estratégia eficiente e marcante para se diferenciar entre os demais.

Evite erros na condução de sua estratégia, procure quem já é expert no assunto. Converse com um dos consultores da 2DT Comunicação Digital e entenda como nós podemos ajudar o seu negócio a se destacar!

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