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Como vender através do e-mail marketing

Como vender através do e-mail marketing?

Quando se fala em e-mail marketing para a efetivação de vendas, muitas pessoas torcem o nariz. No entanto, essa atitude aponta um desconhecimento da importância de pensar estrategicamente esse recurso versátil que, dentro do marketing digital, pode ser utilizado de diversas maneiras para a obtenção de resultados eficazes nos negócios. Atualmente, o e-mail marketing se apresenta como uma ótima oportunidade para manter o contato com os clientes. É uma ferramenta de baixo custo, de fácil implementação e com grande repercussão positiva na imagem da marca e, consequentemente, nas vendas.

O mais importante é entender como esse meio pode ser potencializado para chegar ao destinatário correto da mensagem, o que, claro, aumentará muito a taxa de abertura de e-mail e também de conversão. Dessa forma, trabalhar com e-mail marketing significa, sobretudo, trabalhar com estratégias detalhadas, que vão desde o engajamento e criação de vínculo com potenciais consumidores até campanhas promocionais mais diretas.

Um ponto essencial para pensar a função do e-mail marketing nas vendas passa pela importância do recolhimento orgânico de leads de sujeitos realmente interessados em informações sobre aquele tipo de serviço/produto. Essa lista de contatos, coletada por meio de conteúdos relevantes, ações e campanhas, é necessária para que as estratégias de segmentação e tipos de e-mails sejam elaboradas.  O legítimo interesse no recebimento do e-mail marketing fará toda a diferença no retorno positivo dessa ferramenta.

Como os usos do e-mail marketing são diversificados, cabe aqui pontuar cada um deles para entender qual se adéqua melhor ao objetivo da campanha, tendo sempre o entendimento de que, em algum momento, o relacionamento próximo estabelecido com o cliente, via e-mail, poderá ser revertido em vendas. Listamos abaixo os principais tipos, entretanto, vale ressaltar que esses não são os únicos:

 

  • E-mail de boas-vindas

Como o nome já anuncia, essa modalidade de e-mail tem a intenção de estabelecer um vínculo desde o primeiro contato com aquele lead. O e-mail de boas-vindas é uma forma de iniciar o relacionamento de maneira despretensiosa e também acolhedora, abrindo o canal de comunicação para os outros tipos de e-mail marketing a depender das estratégias elaboradas para aquela empresa/negócio.

 

Email de boas-vindas

 

  • E-mail informativo

Também conhecido como newsletter, o e-mail informativo traz algum conteúdo importante e de valor para variados tipos de consumidores, desde os que ainda estão entrando em contato com o serviço oferecido pela marca/empresa até os que já fizeram algum tipo de negócio. Um dos objetivos principais desse tipo de comunicação é a de marcar presença, se mostrar relevante, aumentar o nível de credibilidade e, assim, manter um canal aberto e próximo ao cliente.

 

Email informativo

 

  • E-mail transacional

O e-mail transacional serve como uma espécie de guia para orientar o consumidor, oferecendo suporte dentro de algum processo, como, por exemplo, um serviço imediato de e-mail para responder a função “esqueci a senha”, aprovação de compra, pedido enviado ou mesmo alteração ou fim de contrato. O cliente já está esperando esse tipo de e-mail, então é muito importante que o envio seja feito rapidamente para evitar frustrações. O e-mail transacional tem uma taxa de abertura bastante alta, proporcionando uma janela de oportunidade associativa com alguma outra campanha importante.

 

Email transacional

 

  • E-mail automatizado:

Não é porque é automatizado que o e-mail marketing não traz personalização, pelo contrário, esse tipo de e-mail apresenta uma oportunidade para estreitar a relação dos consumidores com a empresa/negócio. O objetivo é o de aumentar a fidelização dos contatos e isso pode ser feito através de e-mails de aniversário, de datas comemorativas e respectivos descontos/benefícios acerca desses temas, além de sugerir uma opinião sobre um item comprado. Ou seja, esse e-mail busca engajamento, através da demonstração da importância do cliente.

Email automático

 

  • E-mail promocional:

O e-mail promocional trata diretamente de serviços/produtos oferecidos pela empresa/negócio, o que vai desde o download de um e-book até a promoção de um evento específico. Dos tipos citados até aqui, esse é o e-mail mais focado em vendas, pois aponta uma ação concreta. Conforme seu direcionamento mais objetivo, investir em uma boa estratégia de segmentação é fundamental, assim, o destinatário da mensagem recebe uma promoção sobre algo para o qual ele já demonstrou prévio interesse – o que aumenta a chance de conversão.

Email promocional

 

Temos também o e-mail que relembra o abandono de um carrinho no processo de compra e, ainda, aquele e-mail que busca trazer de volta clientes inativos ou desengajados por meio de alguma ação específica. São muitas as formas de utilizar os recursos do e-mail na estratégia de marketing digital para aumentar as vendas. E se você quer melhorar seus números implementando essa ferramenta no seu negócio ou empresa, conte com a 2DT! Mais informações: aqui.

 

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