fbpx

Marketing digital no metaverso: como vai funcionar?

Se eu te contasse que em um futuro, não muito distante, será possível imergir em uma experiência virtual aprimorada onde você possa ser quem você quiser, explorar espaços que talvez nunca tivesse a chance de ir e nossas vidas físicas e virtuais estarão misturadas, você acreditaria? Bem, pois já há empresas de olho nisso e investindo no chamado “metaverso”.

As infinitas possibilidades que essa nova realidade pode proporcionar, obriga que desde agora as empresas comecem a pensar em como será o marketing digital no metaverso. E é sobre isso que falaremos hoje.

Mas, o que é o metaverso?

Durante uma apresentação sobre a Meta, em 2021, Mark Zuckerberg projetou que o metaverso já terá alcance massivo em um período de cinco a dez anos. Desde então, o termo se tornou bastante popular.

Pense em jogos como o ‘The Sims” e “Second Life”, o metaverso será uma evolução disso. Uma realidade virtual incrivelmente imersiva e interativa, uma extensão virtual da nossa vida física, como se fosse outra dimensão.

Um novo marketing?

Segundo uma previsão feita pela consultoria Gartner, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso. Com uma projeção como esta, empresas do mundo todo já estão pensando em como podem potencializar seus negócios.

E como você pode se preparar para esse novo contexto?

Pensando nesta a nova era da Internet, é preciso ter em mente que é fácil se perder entre as diversas possibilidades:

  • produtos, bens e serviços podem existir apenas dentro do metaverso e ainda assim serem adquiridos por moedas físicas;
  • vendas por redes sociais que já acontecem, tem seu potencial escalonado;
  • o espaço físico e suas limitações não mais existem;
  • estratégias que envolvem a proximidade e relacionamento com o cliente tendem a serem mais intensificadas.

Então, ser estratégico será mais valioso do que nunca.

No metaverso, qualquer marca poderá ser vista por pessoas de qualquer lugar do mundo ganhando uma visibilidade enorme, então, saber quem se quer atingir é essencial, mantendo um posicionamento coerente com o que já é feito “aqui fora”.

Além disso, o marketing digital no metarverso precisará ser criativo. Criando novos formatos em espaços online, venda de produtos, linguagem, arte digital, etc. Desenvolvendo experiências únicas e imersivas, chamando o cliente a se envolver cada vez mais.

Será uma nova forma de consumir, vender, se comunicar, e ser encontrado.

Gostou do assunto? Então, você gostará de entender melhor a estratégia de live commerce.

plugins premium WordPress