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Um dos maiores pesadelos dos lojistas que possuem um e-commerce, sem dúvidas, é o abandono de carrinho. Para quem não sabe, abandono de carrinho é quando o cliente seleciona um ou mais produtos da vitrine virtual, chega adicioná-los na sacola de compras mas, por algum motivo, desistir de inserir os dados de pagamento e finalizar o processo.

Segundo dados da empresa de marketing britânica Comportamental SaleCycle, em 2018 a taxa média global de abandono de carrinho girava em torno de 79%. Ou seja, a cada 100 pessoas que chegavam até o check-out (o momento da confirmação de compra), 79 abandonavam o processo.

Então não pense que o abandono de carrinho é um problema exclusivo da sua empresa. Na verdade, existem pesquisas que apontam diferentes motivos para este problema, indo desde um alto valor do frete, dificuldade de finalizar a compra, insegurança na área de pagamento da loja, falta de variedade nas opções de pagamento, e outros.

De acordo com um estudo do Instituto Baymard, realizado com 4.560 pessoas em 2020, as principais causas dessa prática dos consumidores são as seguintes:

  • Custos extras altos (frete, impostos, taxas): 50%
  • Exigência da loja para o consumidor criar uma conta: 28%
  • Processo de checkout muito longo e complicado: 21%
  • Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente: 18%
  • Entrega muito lenta: 18%
  • Falta de segurança no site para inserir dados de cartão de crédito: 17%
  • Erros no site e travamentos: 13%
  • Política de devolução não satisfatória: 10%
  • Métodos de pagamento insuficientes: 6%
  • Recusa do cartão de crédito: 4%

Então, hoje a gente trouxe para vocês algumas dicas para contornar esse tipo de situação na tentativa de reduzir o abandono de carrinho na sua loja online.

Invista em segurança digital:

Cerca de 17% dos compradores desistem da compra caso se sintam inseguros em inserir seus dados de pagamento no momento de finalizar a compra. Dessa forma, um dos primeiros passos para diminuir o abandono de carrinho é investir na segurança digital do seu site.

Para começar, exiba todos os selos e certificações que demonstram quanto a sua loja é confiável. Ícones de formas de pagamento verificadas, certificados antivírus e antimalware, além do certificado SSL de segurança são indispensáveis. Você pode ir além e instalar uma barra SSL no site. Assim, o cliente pode identificar, visualmente, que sua loja online se trata de um ambiente seguro.

Otimize o check-out:

Muitas pessoas desistem da compra por acharem o processo de check-out, ou seja, de finalização da compra, muito longo ou complicado. Resolver isso é simples e, inclusive, já falamos sobre isso ao dar dicas de como melhorar o tráfego do seu e-commerce.

Invista em gateways de check-out que permitam a compra com um clique, por exemplo. Ou então, em ferramentas que otimizem o check-out, evitando o famoso redirecionamento – que é quando uma nova página em um ambiente fora do site da sua empresa é aberta na hora de inserir os dados de pagamento. Procure trabalhar com o processo de check-out mais simplificado possível. Isso não apenas vai diminuir as chances do cliente desistir da compra como também vai aumentar a percepção dele de segurança na sua marca, na sua loja virtual no site como todo.

Esclareça sua política de troca:

Sabia que você pode estar perdendo 10% de suas vendas simplesmente por não ter uma política de troca transparente? Então deixe claro para o seu cliente qual é a política de troca da sua empresa. Uma dica é reforçar os direitos do consumidor e deixar claro que o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor prevê que todo cliente tem direito a troca ou receber o dinheiro de volta caso o produto esteja com defeito ou não seja satisfatório.

A ideia é mostrar ao seu cliente que você respeita os direitos dele. Com isso você mostra a credibilidade, ganha confiança e gera fidelização. Mas nada de deixar essa informação em letras miúdas no rodapé da página! Crie uma área destinada a tirar as dúvidas dos seus consumidores explicando sobre o frete, prazo para solicitar a troca, condições para devolução do produto ou troca, além das garantias que a sua loja oferece.

Amplie seu leque de opções de pagamentos:

Vivemos em uma época em que a palavra-chave para vender mais na internet é garantir a melhor experiência para o usuário. Então não adianta oferecer um site impecável, um check-out dinâmico e não dar ao seu cliente as opções de pagamento que ele precisa. Quanto maior variedade de formas de pagamento, menores as chances de abandono de carrinho.

Então não deixe de ter opções clássicas como cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário. Mas também não abra mão de sistemas de pagamento mais modernos como PIX, transferência bancária e carteiras digitais como o PayPal e PicPay.

Fique atento ao frete:

Quantas vezes você já se apaixonou por um produto na internet, mas, na hora de pagar, viu o valor do frete e desistiu? Acreditem: isso é mais comum do que você imagina. Aqui, o jeito é buscar oferecer mais de uma opção de frete. Não caia na zona de conforto de oferecer apenas o frete dos Correios, visto que, a depender da localidade de destino, ele pode ser a opção mais cara.

Fechar parcerias com transportadoras ou mesmo investir em gateways de frete, que vão ajudar a dinamizar sua entrega e oferecer ao seu cliente diferentes opções de prazo e preço de frete.

Invista em recuperadores de carrinho:

Hoje em dia existem várias ferramentas que ajudam você a recuperar o carrinho abandonado. Ou seja, entrar em contato com aquele cliente que quase concluiu a compra, e lembrar a ele os produtos pelos quais ele se interessou, mas acabou desistindo. Geralmente esse contato pode ser feito via e-mail, SMS ou WhatsApp. Mas nada impede também que sua empresa invista no bom e velho telefonema para entrar em contato com o cliente e tentar entender porque ele desistiu da compra. Isso faz parte do marketing personalizado!

Colocar práticas como essas em ação deve ajudar a diminuir o abandono de carrinho da sua loja. Entretanto, esse resultado só é obtido com o tempo, na construção de um relacionamento com o seu público. Diminuir o abandono de carrinho é uma tarefa complexa, que exige atenção ao comportamento do seu cliente e análise da sua loja virtual. Boas agências de marketing digital podem ajudar a fazer essa análise da sua empresa e descobrir quais aspectos precisam ser melhorados a fim de sanar esse problema.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a equipe da 2DT Digital. Nós podemos ajudar você com essa e várias outras questões ligadas a presença online e marketing digital. Aproveite também para seguir nosso Instagram!