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Um dos efeitos diretos da pandemia de coronavírus no mundo dos negócios foi a aceleração do crescimento do mercado digital. Isso porque o uso das redes sociais e de outras ferramentas online para o crescimento de empresas já era uma tendência. Mas teve seu processo adiantado devido à medidas como o isolamento social. Hoje, mais do que nunca, a presença online é imprescindível para que qualquer empresa possa fazer bons negócios e crescer. Assim como também já é impossível imaginar o varejo sem o valioso tráfego do e-commerce.

Porém, esse rápido crescimento da demanda digital também fez com que a competição pelo cliente ficasse ainda mais acirrada. Afinal, a concorrência online pode ser maior do que aquela que vemos no comércio físico. Então, é importante investir não apenas em marketing para dar visibilidade a sua marca, como também garantir que seu cliente consiga acessar com facilidade o seu comércio eletrônico. E, para ajudar nisso, trouxemos para vocês algumas ferramentas essenciais que vão melhorar o tráfego do e-commerce, levando a um diferencial para sua marca.

YAMPI

Uma das maiores questões de quem possui comércio eletrônico é quando o cliente desiste da compra no momento de realizar o pagamento. Geralmente essa desistência acontece quando ocorre o famoso “redirecionamento”. Ou seja, quando é preciso sair da página da sua empresa para inserir os dados do pagamento. A esse momento de finalizar a compra inserindo os dados de pagamento e entrega nós chamamos Check-out. E quanto mais simplificado e transparente for esse processo, menor o índice de desistência.

A YAMPI é uma empresa brasileira que trabalha justamente na otimização e transparência do Check-out. Eles oferecem uma integração com a sua loja online que permite a inserção dos dados de pagamento e entrega sem que, para isso, o cliente necessite sair do ambiente virtual da sua loja. Com isso, o processo de pagamento para o seu cliente é simplificado. E isso oferece a ele mais segurança na sua empresa. Ou seja, você reduz drasticamente as chances dele desistir de finalizar a compra por medo de inserir os dados pessoais.

SAK

Outro aspecto que diminui o tráfego do e-commerce é o chamado “Carrinho Abandonado”. Isso acontece quando o cliente seleciona os produtos, coloca no carrinho, mas não segue adiante com a compra. Ou seja, ele sequer chega à página de pagamento. Então, para recuperar o seu “quase cliente”, é que recomendamos a utilização do SAK.

Essa é uma ferramenta que recupera informações daqueles consumidores que deixaram suas compras pela metade. Ou seja, aqueles que abandonaram os carrinhos. Ela ajuda a entrar em contato com esses potenciais compradores através do WhatsApp e os estimula a retomarem e finalizarem suas compras. O SAK ainda funciona como suporte ao consumidor, também através do WhatsApp, respondendo dúvidas e gerenciando o atendimento ao cliente com apoio da sua equipe de vendas.

CRM

O CRM — Customer Relationship Management, que quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente — , é uma importante ferramenta de gestão de clientes. Através dela é possível ter uma melhor noção de como os clientes estão interagindo com seu comércio eletrônico. O CRM também ajuda a gerenciar a sua base de clientes, bem como criar promoções direcionadas e investir em iniciativas de fidelização.

Com um CRM, é possível ainda criar ações de remarketing, oferecendo produtos adquiridos anteriormente. Ou criar um fluxo de automação que ofereça novos produtos com base naquilo que o seu cliente já comprou anteriormente. O importante é entender que a ferramenta cria automações que mostram ao seu cliente as diversas possibilidades da sua empresa. E, com isso, os levam mais vezes à sua loja, ou seja, aumentam o tráfego do e-commerce.

Gateway de Logística

Explicamos mais acima que o YAMPI funciona como um meio para o seu comércio eletrônico receber diversas formas de pagamento (cartão, débito, boleto) de forma transparente e segura. A isso nós chamamos Gateway de Pagamento. E, da mesma forma, existem ferramentas com as quais você pode contar para gerenciar o sistema de logística da sua loja online. Chamamos essas ferramentas de Gateways de Logística.

Mas é importante ressaltar que, aqui, não se trata apenas de uma ferramenta de frete. O Gateway de Logística vai trabalhar em parceria com seu e-commerce. Ele analisa e gerencia as transações desde o momento em que o seu cliente seleciona um produto para o carrinho de compras até o momento em que ele recebe o item em casa. Já o Gateway de Frete apenas se responsabiliza em coletar o item comprado e entregar no endereço indicado pelo cliente no momento da compra.

É importante lembrar que algumas dessas ferramentas oferecem mais de um serviço que auxiliam na gestão, automação e tráfego do e-commerce. É possível que o CRM também ofereça, por exemplo, um Gateway de Pagamento. Mas antes de escolher quais ferramentas utilizar, é importante analisar o tamanho da sua empresa. Assim, é possível definir qual a melhor solução de acordo com o seu volume de vendas, sua base de clientes e seu plano de negócios.

Também devemos ter em mente que não basta apenas investir na simplicidade e na qualidade do seu comércio virtual. É preciso fazer com que seu cliente conheça a sua marca e o seu produto. E, para isso, manter ações de marketing digital é imprescindível. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como o marketing digital é importante, ou não sabe bem que ações seguir para fazer com que sua empresa se destaque na internet, então clique aqui e aprenda como impulsionar as vendas online através do Marketing Digital e Social Media.