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Final de ano está chegando e as expectativas de vendas online estão bem mais altas e devido a quarentena, o consumo através do e-commerce nunca esteve tão em alta.

TODAS as empresas estão apostando nas vendas de final de ano para se recuperarem da crise financeira gerada pela pandemia, e é exatamente por isso que a sua empresa precisa sair na frente. Dar margem para a concorrência não é uma opção. Você precisa ser o mais rentável possível nessa reta final e é pensando nisso que nós separamos 10 estratégias de vendas online ESSENCIAIS para não perder tempo e aplicar hoje!

Inbound Marketing: assertivo e barato!

Inbound Marketing é uma estratégia que consiste no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio. O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva. Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing é a estratégia que faz o seu cliente vir até você.

Tenha uma boa usabilidade

Ter um bom canal é essencial para otimizar as suas vendas online. A usabilidade do seu site é um fator determinante para o seu cliente, ele precisa entregar a melhor experiência de compra possível, por isso você deverá se atentar a alguns detalhes como layout, a disposição dos itens do menu, a facilidade de navegação e a presença de bugs.

Invista na segurança do seu site

Ao comprar no seu site o seu cliente depositará informações importantes como senhas de cartões, CPF e Identidade. Você precisa demonstrar para o seu cliente que o ambiente que ele está é seguro para transições online. O certificado SSL/HTTPS utiliza criptografia para manter segura a troca de informações entre o seu servidor e o navegador do usuário. Além disso, o certificado também torna o seu site mais competitivo nas pesquisas do Google, já que a ferramenta de pesquisa dá prioridade aos sites com certificado SSL em detrimento aos que não possuem certificado.

Invista em tráfego pago

Quando se trata de vendas online é necessário equilibrar as estratégias de rankeamento orgânico em detrimento ao tráfego pago. O SEO é uma ótima estratégia a longo prazo, mas para obter resultados mais rápido é essencial investir em Ads. Você pode investir em tráfego pago através do próprio Google Ads ou investir em tráfego pago vindo das redes sociais, como o Facebook Ads. Ambas as opções contam com a opção de criar Ads assertivos de acordo com o perfil e interesse do público, aumentando a possibilidade de conversão em vendas. Além de ser possível criar estratégias de remarketing, enviando a sua oferta diretamente para o cliente que já está interessado em seu produto/ serviço.

Monitore os canais de vendas e comunicação

Um dos principais fatores que frustram um cliente após as vendas online é tentar entrar em contato com a empresa e não obter resposta. Muitos negócios ampliam os canais de comunicação focando em quantidade, cobrindo todos os canais de comunicação possíveis, mas esquecendo a importância da qualidade do atendimento em cada um desses canais. O que acaba acontecendo é que a empresa foca seus recursos em um só canal, negligenciando o restante, ocasionando perca de vendas e feedback negativo do cliente por não conseguir entrar em contato com a empresa através dos canais negligenciados. Não se comprometa a abrir um canal de vendas para o seu cliente do qual você não tenha condições de manter, foque seus esforços nos principais canais utilizados pelo seu público, um cliente não atendido poderá gerar má reputação para a sua empresa. Você pode resolver isso estruturando os canais que você pode atender o seu cliente e otimizando os processos de atendimento. Uma boa solução para evitar congestionamento no atendimento é a página de perguntas frequentes, lá o seu cliente poderá tirar dúvidas já respondidas.

Ofertas Estratégicas

Uma das principais estratégias para otimizar as vendas online é o planejamento de ofertas. Através do planejamento você poderá até automatizar algumas ofertas com estratégias de cross-selling, estimulando o seu cliente a comprar itens relacionados ao produto já adquirido. Você também poderá até campanhas relâmpago através de ofertas com tempo limitado para gerar o senso de urgência no seu público. Outra opção interessante é utilizar o remarketing estrategicamente para oferecer descontos nos produtos dos quais o seu cliente já visitou mas não efetuou a compra.

Invista em SEO

Quando o seu cliente procurar seu produto no Google ele encontrará várias opções. Otimizar o seu site para o SEO é essencial para que o Google coloque seu site no topo das buscas. Você poderá otimizar seu site obtendo o certificado SSL, trabalhando boas estratégias de Inbound Marketing e criando conteúdo relevante para o seu mercado. Você também deverá otimizar as suas páginas, incluindo a palavra-chave que você quer rankear no título da página. Outra estratégia interessante é trabalhar o link building do seu site, criando conteúdos que levem à outras páginas do seu site e fazendo parcerias com outros sites para que eles levem tráfego à você.

E-mail marketing é essencial

Tem uma oferta irresistível e precisa comunicar para todo o seu público de forma rápida e automatizada? O E-mail marketing é a estratégia que você precisa para impulsionar suas vendas online! A estratégia é amplamente utilizada por obter ótimos resultados com baixo custo de investimento. Com ele é possível criar fluxos de automação de acordo com a ação do seu cliente no seu site, otimizando o seu relacionamento com o cliente.

Conteúdo estratégico

Há vários formatos de conteúdos para a web, dentre eles: vídeos, podcasts, imagens e blogposts. Durante a pandemia nós observamos a ascensão das lives. Essa é uma estratégia bem interessante já que promove a interação com o público em tempo real. A partir de uma análise, você poderá observar quais são os formatos mais interessantes para o seu negócio. Geralmente, vídeos sempre têm uma alta taxa de engajamento e você pode utilizar esse formato para demonstrações do seu produto/ serviço, ou até mesmo mostrando casos de clientes que tiveram sucesso com a sua marca!

Invista em Mídias Sociais

As Redes Sociais são ótimas opções para quem quer trazer tráfego orgânico para o site. Você deverá analisar quais são as principais redes utilizadas pelo seu público e focar suas energias nelas. A partir daí você deverá criar conteúdo que agregue valor ao seu produto. É importante observar que as redes sociais como o Instagram, por exemplo, não foram feitas com foco em vendas, o foco das redes sociais é a interação e o engajamento e isso não é algo ruim para o seu negócio. Na verdade, é a oportunidade perfeita para se conectar com os valores do seu cliente através da criação de conteúdo relevante para ele. Dialogue, traga soluções, escute-o. Nas Redes Sociais você têm a oportunidade de criar uma relação mais próxima com o seu cliente. Conquiste um cliente e ele se tornará seu fã, divulgará sua marca e você terá um aliado enquanto você for fiel aos valores nos quais você se comprometeu. As vendas serão os frutos colhidos durante o percurso.

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