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Semana do consumidor: não basta dar desconto, é preciso estratégia para sua campanha chegar ao cliente

O dia do consumidor, comemorado no dia 15 de março, assim como outras datas importantes para as vendas de varejo, veio importado dos Estados Unidos. A data comemorativa foi instituída em 1962 pelo ex-presidente John Kennedy, mas só começou a ganhar destaque no Brasil por volta dos anos 2000.

Essa data representa uma grande oportunidade para aquecer as vendas nos primeiros meses do ano que, em geral, ainda sofrem os impactos das comemorações de Natal e Réveillon, férias, retorno às aulas e quitação de impostos. Segundo especialistas, no primeiro trimestre, março é o mês em que os consumidores já estão mais inclinados para voltar às compras. Assim, para aumentar as possibilidades da data, o dia do consumidor se transformou em “Semana do Consumidor”, também conhecida como a “Black Friday do primeiro semestre”.

Nessa perspectiva, empresas de diversos segmentos, sobretudo as de e-commerce, aproveitam o ensejo para elaborar promoções, pacotes de descontos e benefícios para o cliente – tudo isso sob o mote de valorização do consumidor. Mas, além de fechar negócios, esse também é um momento propício para trabalhar na apresentação, divulgação, credibilização e fidelização das marcas.

No entanto, fica o alerta, de nada vale todo o investimento em ações atrativas para a semana do consumidor se não houver um plano estratégico para que essas campanhas cheguem de modo satisfatório ao cliente.

Uma coisa é certa: na semana do consumidor, a sua campanha precisa chegar ao cliente! Mas como fazer isso? Ou melhor, como fazer isso de forma duradoura, acessível e eficiente? Investir em mídias e fórmulas tradicionais, embora gere grande alcance da mensagem, é caro e não traz a oportunidade de segmentação e um contato mais próximo. Portanto, uma boa solução é o investimento no inbound marketing, que atua diretamente na atração de consumidores através de conteúdos relevantes produzidos pela marca/empresa e disponibilizados em páginas na internet.

Por onde começar?

Em primeiro lugar, é imprescindível conhecer bem o seu cliente, com quem sua marca conversa? A ideia de persona pode ajudar na representação de uma espécie de cliente ideal, fundamentada em informações reais sobre os hábitos de consumo, comportamento, aspirações pessoais e dados demográficos. Ou seja, é montado um perfil capaz de sintetizar as principais características do consumidor com a finalidade de ser utilizado como um guia para o planejamento de estratégias e conteúdos mais direcionados.

A constituição de uma persona é primordial para o inbound marketing pois, quanto mais alinhada for a linguagem, o conteúdo e o meio de divulgação (blogs, sites, redes sociais), mais possíveis consumidores qualificados serão atraídos. O segundo passo é o de transformar esses usuários visitantes das páginas em leads para o negócio, isso pode ser feito por meio de landpages, cadastros ou formulários. A reunião desses prováveis clientes permite a distribuição de uma mensagem mais personalizada e com anúncios mais direcionados e que, consequentemente, terão mais chances de conversão em vendas, uma vez que eles já demonstraram, através da seleção do conteúdo, inclinação para consumir algo daquele segmento.

Mensagens personalizadas na Semana do Consumidor

Se a semana do consumidor trata da valorização e respeito ao cliente, as ações promocionais também devem assumir esse tom e não somente em razão da linguagem e design responsivo utilizados, mas também na forma de alcançar, conquistar e fidelizar. Por meio do inbound marketing, os consumidores já deram uma autorização prévia para receber informações relativas à marca/empresa, o que permite um acesso mais próximo e personalizado, sem a necessidade de usar expedientes invasivos e desagradáveis – fonte de receio para muitos consumidores. Mas lógico, a base da cumplicidade e confiança no relacionamento com o consumidor deve estar pautada em uma boa prestação de serviços, atendimento, produto, condições de compra favoráveis e apoio no pós-venda.

Diante de tudo que foi apresentado, não é demais repetir a relevância fundamental de buscar estratégias para selecionar melhor suas mensagens e os seus destinatários, sobretudo nas datas comemorativas e com grande potencial de sensibilização para vendas. Os disparos de e-mail e de mensagens, embora automatizados, não precisam ser generalistas e impessoais. As pessoas gostam de exclusividade e proximidade e é isso que o inbound marketing proporciona com sua metodologia de atração, conquista, triagem e monitoramento de resultados.

Inbound Marketing é na 2DT

A 2DT trabalha com soluções de inbound marketing para empresas e marcas, desenvolvendo processos e sistematizações de comunicação estratégica para melhorar o relacionamento com os consumidores e, assim, aumentar as vendas e o fortalecimento da imagem institucional. As principais ferramentas utilizadas para esse fim são: automação de marketing inteligente; criação de Landing Pages; disparo de e-mails marketing; geração de tráfego; gerenciamento de leads; gestão de mídia e produção de conteúdo. Agende uma conversa, queremos ajuda-lo a crescer no seu negócio!