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O Marketing Digital está bombando nesse segundo semestre e você não pode ficar para trás. Quer saber se as suas estratégias de Marketing Digital estão dando resultado? Para saber se as suas campanhas de Marketing Digital estão dando resultados, você vai precisar de métricas!

1- Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Uma das principais métricas do Marketing Digital, e geralmente é a que o gestor está mais interessado. Essa métrica irá ajudar você a mensurar se a sua campanha está gerando resultados positivos, o que precisa melhorar e quais esforços não são viáveis. Existe uma fórmula que descomplica o cálculo do ROI, ela consiste em:

ROI =Receita – Custo/ Custo

Em um exemplo prático,se você investiu 100$ em ads e obteve um retorno de 10 clientes que compraram, R$ 50 em produtos, cada cliente, você tem:

ROI =500 – 100/ 100 = 4, ou seja, você obteve 4 vezes mais o valor investido, obtendo um ROI positivo!

 

2- Taxa de conversão

A taxa de conversão consiste em quando o seu lead faz alguma ação estimulada por você dentro do seu site. A conversão depende do seu objetivo, pode ser: baixar um conteúdo no seu site, se inscrever numa newsletter. Uma taxa de conversão baixa pode significar desalinhamento dos conteúdos com a persona, ou que o conteúdo ou ação proposta não seja do interesse da persona.

3- Fontes de tráfego

É extremamente importante para seu negócio saber de onde vem o seu cliente. Com essa informação você poderá identificar a eficácia do rankeamento do seu site relativo ao SEO, da sua campanha do Google/ Facebook Ads e referência em outros sites.

 

4- Ticket médio

O ticket médio é a métrica que consiste na média de valor gasto pelo seu cliente durante uma compra, definindo a assertividade da equipe comercial no processo de fechamento de negócios interessantes para a empresa. Para calcular o ticket médio você precisará estipular um período de avaliação, e durante esse período você irá analisar a quantidade de vendas novas e fazer o seguinte cálculo: ticket médio = Faturamento do mês/ Quantidade de vendas.

E um exemplo prático podemos considerar um marca de moda atacadista que em um mês fechou 12 vendas nas seguintes condições:
-2 vendas de R$ 1.500,00
-5 vendas de R$ 800,00
-5 vendas de R$ 650,00

Ou seja: ticket médio = 10.250/ 12 = 854,17, ou seja, o ticket médio desse exemplo equivale a R$ 854,17, um valor próximo da oferta de custo mediano da empresa.

Para aumentar seu ticket médio você pode estimular a recompra, treinar sua equipe de vendas para ter um melhor desempenho, trabalhar vendas cruzadas, investir em CRM para aumentar a qualificação dos leads além de manter um relacionamento com o seu cliente.

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