A cada momento presenciamos novos avanços tecnológicos que possibilitam novas formas de se fazer negócio. Além disso, o comportamento dos consumidores também está em constante evolução, o que te obriga a estar atento às tendências para se manter na briga no mercado.

E para te ajudar no planejamento estratégico de marketing para 2020 a fim de que você possa sair na frente da concorrência, vamos apresentar a seguir as 5 principais tendências do Marketing Digital para 2020. Confira:

1. CONHEÇA O PERFIL DEMOGRÁFICO DE CADA CANAL
Uma das principais intenções que devem mover o seu planejamento de marketing digital deve ser direcionamento correto das suas ações, e isso passa pelo reconhecer o perfil demográfico de cada canal de comunicação.

Isso significa conhecer dados básicos das pessoas que mais utilizam cada plataforma, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado Civil;
  • Ocupação.

Para tanto, faça pesquisas e procure até mesmo conversar com a sua audiência para entender quem são essas pessoas. Com isso, você conseguirá criar ações mais atrativas e relevantes, aumentando suas chances de sucesso.

2. COMECE A UTILIZAR O CHATBOT
A tecnologia Chatbot está dando o que falar e promete ser uma grande tendência para você incluir no seu planejamento de marketing digital.

Isso porque ela se torna um facilitador para que usuários consigam navegar dentro do site ou blog da sua empresa e até aumentar a sua taxa de conversão. Além do mais, é possível ter um relacionamento muito mais personalizado para tratar melhor todos os visitantes, aumentando a taxa de conversão de leads (potenciais clientes).

Apostando no Chatbot, com certeza a sua marca será vista por outras como aquela que sabe como elaborar um plano de marketing.

3. INVISTA NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS
Quer realmente aprender como fazer planejamento de marketing digital? Então inclua vídeos na sua estratégia. Isso porque o YouTube se tornou muito popular desde a sua criação, atingindo cerca de 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Além disso, materiais em formato audiovisual são mais fácil de serem entendidos, otimizando a educação de seus leads. Portanto, focar em treinamentos de edição de vídeos e captação de imagens podem ser um diferencial para o seu planejamento estratégico de marketing em 2020.

Mas lembre-se que isso vale não apenas no YouTube, pois o Instagram, o Facebook e o LinkedIn são redes sociais que merecem ter vídeos compartilhados com frequência, sempre dependendo do melhor horário de publicação.

4. CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES
O conteúdo nunca sairá de moda, especialmente agora quando empresas pesquisam com frequência como fazer planejamento de marketing. Por isso, fazer conteúdos de extrema relevância e utilidade para a sua audiência é uma tendência para o planejamento estratégico de marketing.

Isso porque eles passam a agregar valor a todos os consumidores, que vão começar a achar que os seus produtos e serviços são os melhores do mercado. Além disso, o conhecimento é a base de tudo e, quando você passa isso para os seus leads, eles te veem como uma referência no setor.

Portanto, a dica é utilizar todos os tipos de formato para conteúdo, como: Texto, Imagens, Vídeos, Podcasts, Planilhas.
O fundamental mesmo é utilizar a criatividade!Então, se joga!

5. DISPARE EMAIL MARKETING
O email marketing é uma das tendências capazes de responder a pergunta “como fazer planejamento de marketing digital?”. Isso porque apesar dele não ser novidade, esse ainda é um dos melhores canais de comunicação 1×1 com todos os consumidores.

Mas para que sua estratégia seja bem-sucedida, é importante disparar campanhas de produtos ou serviços com mensagens com conteúdo relevante Além disso, não abuse e envie vários emails em seguida. Para não se tornar um contato inconveniente, aposte em uma ferramenta de automação para criar fluxos assertivos.

JÁ SABE COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING? ENTÃO PLANEJE AGORA O 2020 DA SUA EMPRESA!

Fonte: idealmarketing.com.br