Na manhã desta segunda feira (15/06), o Facebook anunciou que o Brasil é o primeiro país a conhecer o WhatsApp Pay, função de pagamentos do aplicativo de mensagens que permite pagamentos e transferências. O novo recurso foi anunciado pelo próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg e virou notícia em todo o mundo.

Os pagamentos poderão ser realizados no próprio aplicativo, por meio de cartões de crédito e débito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista de parceiros inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa. Os pagamentos serão processados pela Cielo e não há custos para consumidores e pessoas físicas. Porém, as empresas terão de arcar com as taxas por transações recebidas.

Empresas poderão utilizar o recurso por meio do WhatsApp Business, cadastrando e criando uma conta da Cielo no Facebook Pay. fornecendo CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, é necessário aguardar três dias para começar a usar o serviço.

Os clientes que querem realizar pagamento devem fazer uso de cartão de uma das empresas parceiras. Já entre pessoas físicas, é necessário que os dois usuários tenham conta em alguma dessas instituições. Essas transações não tem taxa, e são concluídas no mesmo dia. O WhatsApp Pay permite, para pessoas físicas, o envio de até R$ 1 mil por transação e o recebimento de até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês.

Como usar o WhatsApp Pay?

Para utilizar o recurso, clique no ícone do clipe de papel. Em seguida toque na opção de Pagamento. Insira o valor e, para o envio do dinheiro, use um cartão de débito emitido por uma das instituições participantes. Insira seu PIN no Facebook Pay e pronto. Pagamento realizado!

Como receber pagamentos de clientes no WhatsApp Business?

Primeiro, abra o recurso de pagamentos nos três pontinhos no canto superior da tela. Quando visualizar o Facebook Pay, clique no ícone (+) e selecione a opção Receber pagamentos por vendas. Clique em continuar, aceitando os termos de serviço no pop-up da tela. Configure uma nova conta de comerciante Cielo inserindo CNPJ, nome e endereço comercial, seguido por dados pessoais, bancários e pronto. Aguarde três dias úteis.