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2021 traz altas perspectivas de reaquecimento do mercado. Todas as empresas estão se reestruturando através do planejamento estratégico. Ficar para trás é dar a vez à concorrência, pensando nisso, nós te ensinaremos a realizar um planejamento estratégico para a sua empresa!

Análise de mercado

Para começar o seu planejamento estratégico você realizará uma análise de mercado. É importante que você entenda como está o mercado, o comportamento de compra do seu público e os seus concorrentes. Você pode utilizar metodologias de análise como o SWOT, definindo as forças e fraquezas da sua empresa bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo, para então criar estratégias. Outra opção é analisar a sua empresa sob a ótica das forças de Porter:

  • Ameaça de produtos substitutos
  • Ameaça de entrada de novos concorrentes
  • Poder de negociação dos clientes
  • Poder de negociação dos fornecedores
  • Rivalidade entre os concorrentes

Persona

Se você ainda não criou a persona do seu público-alvo, este é o momento para implementar essa técnica no seu empreendimento. A persona é um personagem semi fictício que representa o estilo de vida e de consumo do seu público. Através da persona é possível adaptar todas as estratégias de marketing e vendas para serem mais assertivas com o perfil do seu público-alvo. Para definir a persona do seu negócio você precisará estabelecer:

  • Características físicas e psicológicas do cliente
  • Interesses
  • Principais atividades
  • Grau de instrução
  • Os seus desafios e obstáculos
  • Quais informações ele consome e em quais canais
  • Objetivos, dificuldades e desafios

Caso sua empresa venda soluções para outras empresas, é importante definir também quem é o tomador de decisões da empresa, qual cargo ele ocupa e qual tipo de empresa compra do seu empreendimento.

Defina os canais de comunicação, prospecção e vendas

Para o seu empreendimento, é muito importante estar presente em todas as redes possíveis, mas cada canal deverá ter um objetivo específico. Caso não seja possível, certifique-se de estar presente nos canais que mais abrangem seu público. No caso do Marketing Digital, o mais assertivo no quesito estratégias é ter redes sociais integradas ao blog e ações de inbound marketing e ads para prospecção de novos clientes. Outra estratégia efetiva é utilizar o e-mail marketing para convencimento de compra. Dentre os principais canais de comunicação, prospecção e vendas, temos:

  • Redes Sociais
  • E-mail
  • Blog
  • E-commerce
  • Mídia Paga

Metas, objetivos e cronogramas

O plano deverá conter metas diretas e objetivas. Após a análise do mercado você já deve ter percebido qual é a necessidade da sua empresa no momento, essa necessidade deverá ser o objetivo da sua estratégia de marketing. O planejamento estratégico não está completo sem um cronograma de ações, desta forma, você pode utilizar o nosso “Calendário de Vendas 2011” para alinhar as suas campanhas com as principais datas comerciais do ano.

Mensuração dos resultados

Existem métricas consolidadas para mensurar os resultados de um empreendimento. Uma das principais métricas do Marketing Digital, e geralmente a que o gestor está mais interessado, o ROI (retorno sobre o investimento) irá ajudar você a mensurar se a sua campanha está gerando resultados positivos, o que precisa melhorar e quais esforços não são viáveis. Existe uma fórmula que descomplica o cálculo do ROI, ela consiste em:
ROI =Receita – Custo/ Custo
Além dessa métrica, também é importante mensurar:

  • Taxa de conversão
  • Fontes de tráfego
  • Ticket médio

Se você está desacreditado do poder do marketing digital por não obter resultados satisfatórios, ou até mesmo por ter muitas dificuldades para fechar vendas e prospectar clientes, esse material foi feito pensando em você. O “Calendário de Vendas 2021” é um calendário objetivo com datas comerciais e ideias de campanhas promocionais para você vender muito o ano inteiro sem precisar apelar para liquidações ou queimas de estoque, e de quebra ainda trazer engajamento para as suas redes sociais. Conheça também as principais “Tendências de Marketing Digital para 2021”. Baixe agora e multiplique a sua base de clientes, potencializando os resultados do seu planejamento estratégico!