O Instagram Stories vem sendo uma ótima ferramenta para contar histórias, despertar o interesse de uma marca, produto ou causa, para relacionamento e até mesmo para vendas. Mas pra obter sucesso é necessário combater o algoritmo.

O principal alimento do algoritmo do Stories é o engajamento, ou seja, o quanto mais você publicar, motivar a ação dos seguidores e a interação com o seu perfil na rede, mais alcance você vai ter, pois ele vai trabalhar pra você, mostrar suas publicações para mais pessoa e fazer você chegar nos tão desejados primeiros lugares da fila do stories dos seus seguidores.

E como manter essa relevância nas histórias? publicando frequentemente conteúdos que atraiam e engajem o seu público e façam com que eles respondam a você.

Portanto, listamos aqui algumas categorias de conteúdo e exemplos para inspirar:

#1 Crie templates

Você já deve ter visto e até compartilhado algum desses nos seus stories. São layouts com opções de escolha, como marcar um x ou indicar uma pessoa respondendo a alguma proposta. A ideia é que você crie um de acordo com a sua área de atuação e publique, o seu seguidor tira um print e compartilha no stories dele respondendo as marcações. Se a ideia for criativa e gerar engajamento, o seu template pode viralizar por aí…só não esqueça de colocar o usuário do seu Instagram no layout, pode ser lá no final, assim todo mundo sabe a fonte e novas pessoas podem conhecer o seu Instagram.

#2 Faça enquetes

As enquetes do Stories são hoje uma grande fonte de dados e opiniões e também uma forte máquina de engajamento. Fazer perguntas através da enquete cria oportunidades de ouvir seu público de uma forma simples, descontraída e o melhor: gratuita.

#3 Faça perguntas

Assim como as enquetes, as perguntas servem para alimentar o algoritmo com interações do público, como também, para trocar ideias com seus seguidores, contar histórias, entregar valor e tirar dúvidas. E é aquela velha história: a dúvida de um pode ser de outra pessoa também, logo, responder a elas publicamente através das perguntas pode ser uma grande vantagem.

#4 Vídeos, vídeos, vídeos

Segundo Silvia Ramazotti — gerente de produtos do Instagram, 40% dos stories mais vistos são vídeos e 1 a cada 5 deles, geram direct. Eles são uma forma humanizada e transparente de conversar com seus seguidores.

#5 Relembre momentos

Quinta-feira é o dia oficial de usar a #tbt, mas, agora com o recurso de arquivo de lembranças do stories todo dia é dia de repostar conteúdos passados! Basta clicar no seu perfil naquele relógio do canto superior esquerdo e compartilhar suas lembranças de anos passados! Relembrar é viver e também é conteúdo!

#6 Reposte stories dos seus seguidores

Instigue seus seguidores a publicarem conteúdos marcando o seu perfil, ou crie ações promocionais com essa estratégia para que você possa “repostar” os conteúdos de terceiros nas suas histórias. Isso ajuda a gerar autoridade, credibilidade e gera interação entre os seus seguidores. Além, claro, de reconhecimento de marca.

#7 Poste sobre seus bastidores

Dê aos seus seguidores uma pequena amostra dos bastidores de onde ou como você faz o seu trabalho. Dar esse olhar privilegiado promove uma conexão mais pessoal com todos os seus seguidores.

#8 Poste depoimentos de clientes

Melhor do que você falar sobre sua marca, é compartilhar a opinião de outras pessoas sobre ela. Prova social é uma ótima maneira de dar credibilidade para seu produto/serviço, por isso, compartilhe capturas de tela de avaliações de clientes anteriores, fragmentos de e-mails com palavras gentis ou até mesmo depoimentos em vídeo ou mensagens de WhatsApp.

#9 Faça lives

Crie oportunidades e pautas especiais e entre ao vivo para conversar com sua audiência. O vídeo ao vivo é extremamente envolvente, ajuda no alcance e, embora o Instagram Stories não permita uma transmissão longa e ininterrupta, é uma ótima oportunidade de gerar conteúdos exclusivos, que podem ou não ficar salvos por 24 horas.

#10 Use os destaques para apresentar a sua marca

Quando novos usuários chegam ao seu perfil do Instagram, eles provavelmente não sabem quem você é (ainda), logo a primeira impressão é causada pela bio que contém suas principais informações em texto.

#11 Poste sobre seus produtos e serviços

Sim, você também pode falar e mostrar o que você vende. Só não precisa ser SÓ isso e de uma forma que interrompa a experiência de entretenimento das pessoas nas histórias. Poste conteúdos interessantes e criativos sobre seus produtos ou convide micro influenciadores a falar sobre eles. Você também pode usar a vantagem da duração de apenas 24 horas para promover uma oferta do produto por tempo limitado.

O que mais você publica nas histórias para diversificar o seu conteúdo?

Fonte: medium.com